Publicado em 11 de maio de 2015 Eventos Virada Cultural

A Virada Cultural é um evento que ocorre anualmente na Faculdade de Arquitetura da UFBA e que costuma atrair várias pessoas pela diversidade de atividades ao longo das 12 horas de duração. Das 10h da manhã da sexta-feira às 10h da manhã de sábado, a faculdade recebeu pessoas interessadas em participar de suas oficinas, de se divertir na festa e ainda conhecer a faculdade.

Dizem que o evento começou após se basear na virada cultural de São Paulo, que ocorre por todo o estado. Aqui a ideia é conhecer todos os espaços da Faculdade de Arquitetura.

2

9

Durante a manhã e a tarde, a faculdade foi tomada por oficinas, lojinhas e a parte gastrô. Com o tema desse ano “Identidade”, todas as propostas de oficinas foram voltadas para mostrar o que as pessoas sabem fazer e, de certa forma, também pelo que se interessam, o que as define e o que faz parte delas. Dentre as oficinas, destacamos a de malabares, a de mandala, a de filtro dos sonhos, a de yoga e a de dança diva. Eu particularmente participei da de filtro dos sonhos e não me arrependo (o meu está pendurado em minha cabeceira)!

1

6 7

Nas lojinhas, pessoas mostraram suas marcas, também criadas por elas mesmas. Tínhamos xilogravuras, bolsas e outros artigos pintados a mão, cartões também feitos a mão, camisas da marca Euzaria (que estão fazendo o maior sucesso pela ideia de capitalismo sustentável), além de um sebo de livros.

5

3 4

8

Na parte gastrô, encontramos uma variedade que vai de cupcakes à sushis. Provei e aprovei os cupcakes!

À tarde, também tiveram início os shows. Muitos cantores e bandas (ou alguns componentes das bandas) são formados pelos próprios alunos da faculdade, estimulando a multiplicidade de talentos.

Apesar da intensidade da chuva, que teve início no final da tarde, a animação da galera não diminuiu. À noite foi o momento que a faculdade recebeu mais pessoas, para a festa. Com shows no estacionamento comum e a boate no estacionamento dos professores, as atividades foram distribuídas pelos espaços, movimentado todo o lugar.

No dia seguinte, para quem ainda tivesse energia, mais oficinas ocorreram até o final do evento.

A única crítica negativa a ser feita é os lixos fizeram muita falta no evento. Os que a faculdade possui não supriram a demanda, ocasionando muito lixo sendo jogado no chão. Atentando para isso nas próximas viradas, esse é um evento que só tende a se tornar mais popular.

E você, foi na virada? O que vocês acharam? Marquem suas fotos na hashtag #fotoconceitouno no instagram.

Beijos

Carolina Meireles