Publicado em 22 de julho de 2015 Eventos Um lembrete: Glauber Rocha

O Glauber Rocha é um espaço de cinema cultural aberto em 2008 que tenta resgatar aqueles tempos em que os cinemas de rua faziam sucesso. Possui uma localização privilegiada: em frente à Praça Castro Alves, com vista para a Baía de Todos os Santos, perto da Praça Municipal. Um cinema organizado, que possui em cartaz filmes diferenciados e os que passam nos cinemas comuns. É um dos poucos cinemas da cidade que ainda possui filmes legendados. E, ainda mais, é um dos cinemas mais baratos da cidade.

Espaço Glauber Rocha de Cinema.

Espaço Glauber Rocha de Cinema.

Entre tantas vantagens, é até estranho encontrarmos ele vazio a maior parte do tempo, levando-o possivelmente à fechar as portas. Estranho e triste de verdade.

Estando no centro histórico, o cinema foi abandonado tal qual a área que pertence. Os projetos que seriam feitos na Praça Castro Alves não foram realizados, nem pelo poder público, nem pelo empresariado. Além disso, há muitas críticas de falta de segurança no local. Contudo, essa situação é agravada pela falta de público e de pessoas circulando pelas ruas, já que a Rua Chile de hoje é uma fraca lembrança do que era nas décadas de 40 e 50. Isso ocorreu, pois o polo de atração da cidade foi transferido com a criação dos shoppings.

O que nos traz a uma questão bem atual. Com a cobrança dos estacionamentos, está havendo uma inversão do quadro em que estávamos. As pessoas estão buscando as ruas e outras alternativas de diversão, estão redescobrindo Salvador, deixando os shoppings cada vez mais vazios. Fui ao Parque de Pituaçu nesse domingo e nunca mais o tinha visto com uma quantidade razoável de pessoas como dessa vez. Não muitas comparadas ao tamanho do parque, mas o bastante comparado aos últimos anos.

Sala de cinema do Glauber.

Sala de cinema do Glauber.

Vista para a baía.

Vista para a baía.

Por que não buscar alternativas como o Glauber Rocha? Uma área que foi esquecida, mas que nunca perdeu seu potencial. A distância vale a pena.

Carolina Meireles.


Atualização: “O patrocinador do Cine Glauber Rocha, o Itaú Unibanco, garantiu que o espaço não encerrará as atividades, em nota divulgada nesta sexta-feira, 24.”