Publicado em 2 de maio de 2016 Destaques, Na Rede The big picture

Acho que todo mundo na vida passa por situações difíceis e que, por um momento, achamos que não vamos conseguir sair dessa, enfrentar os desafios e seguir adiante. Ao conversar com uma amiga ela estava me contando sobre como pensar na “big picture” e sinceramente foi algo que nunca tinha pensado sobre. O pensamento “big picture” é pensar que cada acontecimento e fato do dia-a-dia é apenas uma pequena coisa diante do todo. Esse todo pode ser a sua vida, sua empresa, uma organização etc. E pensar desse jeito ajuda muito quando você tá dentro de uma situação que parece ser o fim ou que parece que nunca vai passar.

Fui pesquisar sobre “the big picture” e isso é uma filosofia muito utilizada por empreendedores dentro de empresas e organizações mas que pode ser muito bem aplicada a vida pessoal. Encontrei várias dicas e sugestões sobre como colocar isso em prática e resolvi compartilhar com vocês:

Propósito: Entender que tudo tem um propósito e que por mais que as coisas não tenham saído como planejado, você deve dar um sentido a aquela situação/fato. Esse sentido pode ser até emocional mas você deve perceber que aquele fato tem uma razão de acontecer, uma relevância.

Lição: O que pode ser tirado de bom ou de aprendizado do que aconteceu. Ver sempre o lado bom ajuda muito.

Visão: Visualize como o fato pode influenciar o seu plano maior. E dê o direcionamento certo para atingir o seu objetivo a partir dalí.

Aprendizado real: Foque no aprendizado real –  o que de fato pode ser retirado daquilo e como isso pode servir para você.

O pensamento big picture é como pensar uma escada e pensar, principalmente, que cada degrau junto é o que forma uma escada. Se a gente for dar a importância a cada degrau isoladamente talvez não valha a pena. O ideal é pensar na escada completa e ver se o resultado disso é o que você espera pra você mesmo.

Espero que eu tenha conseguido fazer todo mundo entender e ajudado de alguma forma. Obrigada!

beijo,

GabriELA.