Publicado em 5 de junho de 2016 Fotografia Sutilezas

image

sutileza
su.ti.le.za
sf (sutil+eza) 1 Caráter ou qualidade de sutil. 2 Extrema delicadeza, tenuidade (falando de coisa). 3 Agudeza de espírito. 4 Delicadeza, finura ou penetração dos sentidos. 5 Argumento ou raciocínio próprio para embaraçar; raciocínio engenhoso quanto à forma. 6 Dito sutil. Var: subtileza.

Sutileza é uma característica dos fortes. Pode ser contraditório e até incompreensível uma frase dessas ser dita em meio ao significado abordado acima (Fonte: Dicionário Michaelis), mas calma, já explico.
Somos constantemente tomados por sensações, experimentações e estímulos, em uma explosão invariável de temperaturas do sentir. As vezes, somos tomados por uma felicidade inabalável que aquece nossos corações. Em outros momentos, um frio que desce a espinha e invade a ponta dos dedos. O sentir viaja por nosso corpo a todo momento, provocação que sofremos traduzida em dois movimentos: de fora para dentro e de dentro para fora. Essas sensações nos influenciam, nos modificam.
E o que isso tem a ver com as sutilezas?
A percepção do sutil é um provocador de sensações, podendo nos causar frio ou calor. Contudo, normalmente prestamos mais atenção no complexo do que no simples e o sutil é algo relativamente simples. Um simples que explode e explora novos caminhos, que se torna complexo diante da própria simplicidade. O sutil não é facilmente percebido e normalmente não é percebido.
E por que a percepção do sutil é uma característica de pessoas fortes?
Ter a coragem de acreditar que o mundo é um lugar que vale a pena, isso é um pensamento de pessoas fortes. O mundo está aí, com mil e uma sutilezas para colhermos, mil e uma sutilezas para fortalecer nossos corações.
Nesse domingo, desejo apenas isso: que vocês colham o sutil! Porque ele sempre dá frutos.

Bom domingo!
Beijos,
Carolina.