Publicado em 11 de junho de 2016 Cultura, Destaques Projeto Ativa: Coati

Hoje é dia de falarmos daquelas iniciativas que a gente ama: dar novos usos à locais abandonados. O projeto da vez é o Projeto Ativa, que trouxe oficinas e shows para o antigo restaurante Coati, lugar bastante conhecido por estudantes de arquitetura por ser uma das intervenções realizadas por Lina Bo Bardi na cidade de Salvador.

As famosas janelas de Lina

IMG_6717 (1)

Entrada do Coati e diversas percepções espaciais | Foto: Rafaella Azevedo

 

Localizado na Ladeira da Misericórdia, o acesso aberto se dá por trás da Prefeitura e, estando em uma posição privilegiada entre as cidades alta e baixa, possui também uma vista maravilhosa para o pôr-do-sol, além de um novo ponto de vista do Elevador Lacerda.

IMG_0424

IMG_6662

IMG_6724 (1)

O projeto está ocorrendo há dois meses e agora está chegando, infelizmente, a sua reta final! Ele estará aberto ainda hoje e amanhã, a partir das 15h e o acesso grátis.

Areia rosa: uma das intervenções propostas

Areia rosa: uma das intervenções propostas | Foto: Rafaella Azevedo

IMG_0419

Confira abaixo as programações para hoje e para amanhã, assim como constam na página oficial do projeto:

HOJE (SÁBADO, 11/06)

Proposta: Oficina de Teatro Feminista Popular

Partimos do pressuposto de que a dominação-exploração capitalista, patriarcal e racista organiza a sociedade, e sua expressão se dá também em nossos sentidos, mortificando-os, alienando-os. Começamos a pensar em como o teatro, que é um dos caminhos de resistência do povo, pode contribuir para a recuperação da capacidade criadora das mulheres. Nosso trabalho tem como norteadoras as práticas artísticas “assumidamente” políticas, sendo o teatro do oprimido, o teatro épico brechtiano e o teatro de agitação e propaganda nossas maiores influências.

Na oficina, a partir dos disparadores criativos utilizados na construção do espetáculo Somos Todas Clandestinas conduziremos reflexões-poético-corporais. Cada mulher será convidada a construir sua “Mulher-História” (personagem da peça), ao fim do dia realizaremos um experimento cênico e apresentação do Somos Todas Clandestinas.

Programação:
9h – acolhimento e credenciamento
10h – início da oficina
13h – pausa almoço
15h – retorno para oficina
19h – Espetáculo Somos Todas Clandestinas + experimento cênico “Mulher-História”
20h – Roda de Conversa
21h – Finalização das atividades

Observações importantes:

  1. A oficina é auto-organizada, ou seja, para mulheres.
  2. Temos um número limite de 25 vagas.
  3. O espetáculo, experimento cênico e roda de conversa são abertos ao público

AMANHÃ (DOMINGO, 12/06)

Proposta: Desafio da Misericórdia

Com o objetivo de manter a ladeira viva, o projeto trouxe a proposta de sua ocupação através de uma disputa entre ciclistas, composta de 5 subidas na ladeira.

Para mais informações, clique aqui: https://desafiomisericordia.com/

E mesmo que não ocorra uma identificação com as atividades, o Coati está aberto para visitações, independente da participação das mesmas. É um lugar incrível e uma oportunidade de conhecer novos espaços de Salvador!

IMG_0433

Foto por: Carolina Medrado

Se quiserem saber mais sobre o projeto, visitem a página oficial no Facebook! Clique aqui https://www.facebook.com/Projeto-Ativa-233368730204724/?ref=ts&fref=ts

Beijos,

Carolina.