Publicado em 16 de março de 2015 Eventos Projeto Salvador Boa Praça

Desde a antiguidade, a praça tem um papel importante na sociedade, sendo caracterizada como um local aberto que proporciona o encontro e as discussões políticas e filosóficas. Devido ao capitalismo e a segregação econômica foram criados os shoppings, edifícios de concentração de lojas bem climatizados que filtram o público local. Os encontros passaram a ser em shoppings, as discussões políticas e filosóficas ficaram em segundo plano e as praças ficaram vazias.

Então Salvador apresentou uma opção interessante, já feita em outras cidades do Brasil. O Boa Praça é um evento que busca retomar a importância da praça através de shows ao vivo, atrações infantis, com stands de restaurantes e de marcas soteropolitanas independentes.

O Conceito Uno decidiu conferir mais de perto o evento.

praça1

praça4

A gente conversou com algumas pessoas e muitas delas disseram gostar do projeto, muitas passaram a frequentar mais a praça após essa iniciativa. Entre as pessoas satisfeitas com a iniciativa, está Fabio Neves (42) que afirmou:

“Eu acho o projeto bacana, dá uma estrutura pra praça… Principalmente quem tem família. É uma opção de lazer, cultura, música e artesanato. Movimenta a cidade e deixa a praça mais atrativa.” – Fábio também disse que achou a praça suja no domingo (15/03).

praça2

praça3

Projeto Fotroca

Batemos um papo bem legal com Nazaré (39), representante do projeto Fotroca e ela contou pra a gente um pouco sobre isso.

fotroca1

“O Fotroca tem o objetivo de incentivar as pessoas a imprimirem suas fotos, porque hoje em dia com a era digital todo o mundo tira foto mas impressão muita gente não faz… Coloca nas redes sociais, mas esquece de colocar no papel. O Fotroca entra nesse sentido de incentivar você a imprimir e a trazer pra trocar. Sempre alguém leva a foto de outra pessoa no final do dia. A gente traz arte pra praça e ajuda a entralaçar amizades e a divulgar o trabalho das pessoas.”

IMG_2155

fotroca2

fotroca3

Gastronomia

Além de todas as opções de lazer, arte e cultura o evento também conta com uma área toda dedicada a gastronomia. Provamos um delicioso ensopado de camarão do Stand do restaurante Yellow.

gastronomia1

gastronomia2

Food Trucks

Encontramos três Food Trucks no evento, mas um em especial chamou nossa atenção e recebeu a gente super bem… O pessoal foi bem simpático! Conversamos com Geovana (25), representante do Food Truck “Chico Paca” e ela contou pra a gente um pouco da experiência com o evento. O Foodtruck é a nova tendência do mundo da gastronomia, uma forma bem acessível para as pessoas. O Chico Paca é uma pizzaria móvel que iniciou suas atividades recentemente e que por enquanto trabalha com eventos e no Projeto Boa Praça, especialmente. Geovana também contou pra a gente que a iniciativa é uma ótima oportunidade de venda.

foodtruck

Redes sociais do Chico Paca:

 @chicopacafoodtruck / facebook.com/chicopacafoodtruck


O projeto ainda conta com shows ao vivo em horários determinados, além de atrações próprias para o público infantil como o parque, a oficina de pintura e as brincadeiras com animadores.

atrações2

atrações4

“Como é bom ver Salvador com uma nova cara. Ter um projeto como esse onde a gente pode estar aqui com as crianças, idosos passeando, colocando esteira na grama… Há uns 3 anos atrás a gente nem imaginava que isso era possível. Que venham novas praças e novos projetos!”- Cristiane, 33.

Uma ideia simples e bacana para a cidade, que já é o maior sucesso!

atrações

atrações3

A feira ocorria quinzenalmente, mas terá sua última edição nos dia 28 e 29 de março. Esperamos que ela volte em todos os verões e que, no futuro, o evento não se restrinja somente a Praça Ana Lúcia Magalhães, sendo promovido em outros bairros. Conheçam o evento, pois vale a pena.