Publicado em 31 de maio de 2016 Destaques, Pelo Mundo Planejando uma viagem

Você sabe como planejar uma viagem? Se a viagem é para um lugar que você nunca foi antes, algum destino internacional, lugar distante ou algo inicialmente desconhecido pra você é importante que você se planeje antes de ir, principalmente se você vai viajar sozinha e junta todos os fatores: lugar longe + você nunca foi + destino internacional + você vai sozinha. Então, juntando tudo isso eu decidi separar algumas dicas para você se organizar.

70b0198e4c83efd94b511fe28e1d26a5

  1. O destino: Já escolheu o lugar para onde você vai? É só um lugar? São mais lugares?
  2. Dinheiro: Verifique o dinheiro disponível para a viagem. Viajar é um investimento. Veja se você tem dinheiro para as passagens, para se manter no local, para emergência. Além disso, caso você precise trocar a moeda veja qual o melhor momento para fazer o câmbio.
  3. Quando comprar a passagem? Para um destino nacional é ideal que você compre a passagem 60 a 90 dias antes da viagem, se você for em alta temporada. Caso você vá em baixa temporada, você pode reservar as passagens entre 25 e 45 dias. Para destinos internacionais é bom que você fique ligado nos preços e promoções, mas para a baixa temporada o ideal é reservar entre 30 e 60 dias. Para alta temporada reserve entre 60 e 120 dias.
  4. Quais os melhores dias para viajar? Os dias de semana possuem preços mais baixos. Se você achar uma promoção para o final de semana, aproveite. Mas as sextas-feiras e finais de semana os preços costumam ser mais altos.
  5. Qual o melhor horário? Os voos com saída no final da manhã, final da noite ou madrugada costumam ser mais baratos.
  6. Para as malas: Verifique quantas malas você vai precisar levar de acordo com o tempo de viagem. Tente não exagerar na quantidade de roupas e itens que você leva. É importante levar o essencial. Na hora de arrumar a mala aproveite os espaços vazios, evite roupas que podem amassar, não deixe frascos soltos dentro da mala.
  7. Documentos importantes: Separe os documentos como passagens, passaporte, identidade, dinheiro em um lugar separado na sua bolsa.
  8. Roteiro: Pesquise sobre o lugar antes de ir, quais os pontos turísticos, lugares mais frequentados, museus, parques, praias, restaurantes e lugares que você não pode deixar de visitar.
  9. Onde ficar? Vai ficar na casa de algum conhecido ou hotel/hostel? Veja o que sai mais em conta de acordo com as suas necessidades. Ficar na casa de alguém tem a vantagem de que a pessoa pode ser seu “guia” de viagem mas se preferir mais privacidade você pode optar por um hotel. No caso de querer o básico pra dormir sem gastar muito o hostel pode ser a melhor opção e de quebra você conhece pessoas novas.
  10. Fotos: Não deixe de registrar tudo!