Publicado em 17 de junho de 2015 Na Rede Na rede: Livros de colorir para adultos

Livros de colorir para adultos se tornaram uma febre nesses últimos meses, gerando um ping pong de opiniões a seu respeito. Trouxemos alguns pontos de vista para abrir o debate com nossos leitores.

Livros-de-colorir-para-adultos

Com a proposta de anti-estresse é algo extremamente procurado entre as pessoas, principalmente os adultos. Ainda mais, nesse século em que a demanda de velocidade é cada vez maior e o tempo escapa entre nossas mãos.

Todos têm a ambição de relaxar, aplacar seus medos e inseguranças, e esses livros chegaram para substituir os tais livros de auto-ajuda, por isso foram tão aceitos pela maior parte da população.

Não estou dizendo que não acredito que a arte possa ter um efeito calmante. Estudos mostram que atividades manuais liberam a dopamina, um neurotransmissor que causa um sentimento de bem-estar. Porém não são todas as atividades que tem esse efeito.

Os livros estão sendo distribuídos em larga escala com essa promessa de anti-estresse, sem ter um cuidado com as imagens propostas para a pintura. Em sua maioria, não foram realizados por terapeutas ou com o auxílio de terapeutas, somente por artistas. Seus desenhos super detalhados, mínimos, mostram a falta de preocupação com o tema, causando às vezes mais a insatisfação do que o sentimento de bem-estar.

Estresses advindos de desenhos pequenos, uma pintura errada, uma cobertura de lápis de cor ruim (e a consequente busca por uma melhor, testando várias caixas de lápis de cor diferentes) e a competição pelo desenho mais bem pintado são bem preocupantes.

livro

Por outro lado, desenhos pequenos podem estimular a coordenação motora e a atenção, despertam o lado artístico das pessoas e os tutoriais de pintura no youtube são bem interessantes. Também bem aceitos pelo público, pois falam a respeito do produto que adquiriram, eles mostram os melhores lápis de cor e diversas técnicas de pintura. As pessoas estão buscando aprender coisas novas, fora do que vivenciam na rotina. Sair da alienação é sempre muito positivo. Querer perder-se no tempo em algo que não é do dia-a-dia também.

livro2

E vocês, o que pensam a respeito dos livros de colorir? Adoraremos responder os comentários!

Carolina Meireles.


OBS.: Imagens retiradas do Google.