Publicado em 19 de agosto de 2015 Na Rede Na rede: Câmeras que marcaram a história da fotografia

Fotografia é o conjunto de visão, talento e sorte. É estar no local certo, na hora certa e enxergar aquilo que o mundo não percebe à primeira vista. É metalinguagem, divulgando cultura e arte, sendo ela própria parte disso tudo. É a quebra de padrões e preconceitos. É a transmissão de sentimentos de quem fotografa para quem observa a fotografia. É ser analógica ou digital, preto e branca ou colorida, instantânea ou revelada.

Por isso, no Dia Mundial da Fotografia, decidimos trazer alguns modelos tradicionais de câmeras para vocês e as imagens obtidas. Confiram:

camera1camera 1 1

A primeira câmera foi desenvolvida por Joseph Nicéphore Niépce em 1825, possuindo uma placa de estanho coberta com Betume da Judéia (um derivado do petróleo). Ao lado, temos a primeira fotografia permanente da história (que demandou oito horas de exposição solar), chamada “Vista da Janela em Le Gras”, pelo próprio Joseph, 1825.


camera 2camera 2 2

Daguerrótipo: feita por Daguerre, em 1835. Ao lado, “The kids”, por Carlos Darío Albornoz.


camera 3camera 3 3

Calótipo: feita em 1836 por William Fox Talbot, que trouxe o processo de filmes negativo/positivo.


folding

Folding Pocket Kodak: foi a primeira câmera de fole dobrável, que proporcionou uma maior mobilidade das câmeras profissionais. De 1897.


camera 4

Brownie: da Kodak. Foi criada em 1901 e foi a primeira câmera de distribuição em massa.


camera leica

Ur-Leica: foi o primeiro protótipo de câmera compacta, possuindo 35mm. Projetada por Oskar Barnack em 1913.


camera 5

Land Camera Model 95: da Polaroid, foi a primeira câmera instantânea do mundo. Criada por Edwin H. Land em 1948.


hp700_product_1_imagediana

Diana: popular na década de 60, possuía baixo custo. Com novos modelos, os amantes da lomografia ainda a utilizam atualmente.


camera pentax Manhattan-Street-2

Pentax K1000: é a analógica mais utilizada até hoje, principalmente por estudantes de fotografia. Foi criada em 1976.


camera polaroidcamera polaroid 2

Polaroid 600: de 1980, também com filmes instantâneos, foram populares e relativamente baratas. Escolhi essa foto, porque foi o primeiro modelo, mas existem outros dessa série mais conhecidos. Dêem uma olhada!


camera holga 1    camera holga

Holga: criada em 1981 por TM Lee, possui um formato médio e é de baixo custo. Assim como a Diana, é feita para os amantes de lomografia.


camera sony mavica

Sony Mavica: foi a primeira câmera eletrônica da história. É de 1981.


E então, gostaram do post? Existem muitos tipos de câmeras e essa foi uma pequena seleção. Para quem tem interesse pelo assunto, não pare por aí: fotografia é algo apaixonante!

Beijos,

Carolina.