Publicado em 12 de outubro de 2015 Na Rede Na rede: Barbie e a propaganda “Imagine the possibilities”

Em homenagem ao Dia das Crianças, decidimos falar sobre um dos brinquedos mais queridos por elas e que teve uma repercussão nas redes sociais devido a sua mais nova propaganda: a boneca Barbie.

A primeira Barbie foi criada em 1958, fruto de uma encomenda ao designer Jack Ryan feita pelos donos da Mattel, marca a qual ela é fabricada até hoje. Percebendo que a filha, Barbara Millicent Roberts, já pré-adolescente, era ainda apaixonada por bonecas, decidiram presenteá-la com uma boneca adolescente chamada Barbie (que é um apelido de Barbara).

Primeira Barbie.

Primeira Barbie.

Ela tem uma grande influência não apenas no cenário infantil, como o da própria sociedade por se adequar ao padrão de beleza e de moda de cada época. Essa determinação inconsciente de um padrão de beleza nas crianças, com o tempo, também acarretou diversas críticas à boneca, algo que a Mattel recentemente tem tentado contornar aos poucos ao produzir Barbies de diferentes estilos.

O último comercial da boneca reflete esse novo modo de pensar da marca. Trazendo uma mensagem feminista, ela se preocupou em mostrar que as meninas podem ser o que quiserem usando o âmbito profissional como exemplo. Ela quis resgatar a ideia de que as brincadeiras da infância ajudam na formação do indivíduo e do seu caráter, além de descobrir suas preferências através da experimentação.

Confiram o comercial abaixo:

E então, o que acharam da propaganda?

Não deixem de aproveitar esse restinho de feriado para cultivar suas crianças interiores!

Beijos,

Carolina.