Publicado em 18 de janeiro de 2016 Destaques, Na Rede Na Rede: A propaganda do O Boticário

O mais novo comercial do O Boticário, “A linda ex”, chamou a atenção de muita gente. No ano passado a marca polemizou nas redes sociais com a campanha do dia dos namorados e esse ano esse ano uma nova polêmica. O comercial mostra 3 casais reais que estão em processo de divórcio. Ao longo do vídeo os casais vão falando sobre o motivo da separação sem muitos detalhes e um deles diz “Você se acostuma com relógio, com anel, com carro” comparando aos relacionamentos que caem na rotina e muitas vezes levam a separação. Inicialmente as mulheres aparecem sem muita maquiagem ou produção e O Boticário oferece um dia de beleza para essas mulheres, após isso no final do vídeo é o momento que eles vão assinar os papéis do divórcio e todas as mulheres estão maquiadas, arrumadas e bem produzidas. É notório que os ex-maridos percebem essa produção.

O vídeo termina com os ex-maridos de queixo caído com a confiança que as mulheres passam através da sua imagem. E a seguinte frase aparece “Tudo pode acabar, menos a sua confiança”.

Muitas pessoas disseram que o comercial é machista e após 3 denúncias o caso foi para o CONAR (órgão que regulamenta a publicidade no Brasil), onde será julgado. Muitos disseram que a peça passou a imagem de que a mulher acaba se tornando responsável pelo fracasso ou sucesso do relacionamento. E que na verdade isso é uma responsabilidade do casal. Outros disseram que o comercial deixou a entender que a mulher precisa da beleza para ser confiante.

  • A empresa disse:

“A proposta do filme é mostrar como as pessoas tornam-se mais seguras , confiantes e dispostas a despertar o que há de melhor em sua essência quando se sentem bonitas. Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar”.

  • O que eu vejo:

Como uma marca de cosméticos nada menos que o esperado ver O Boticário tentando dizer que você como mulher pode sim estar bonita, se sentir bem consigo, agradar apenas você. E não foi diferente do que vi no comercial. Mulheres que após a separação encontram a auto-confiança, o bem-estar e o conforto e se sentir linda não para agradar o outro mas para agradar a si mesma. Agradar o outro é uma consequência. Seria estranho a gente ver uma marca como essa dizer que você não pode estar mais confiante se sentindo mais bonita.

Quero saber de vocês: o que acharam do comercial? Polêmico? Fez jus a marca? Me conta nos comentários, quero muito saber!

 

beijo,

GabriELA.