Publicado em 24 de março de 2015 Eventos É tempo de Hanami

Hoje o Conceito Uno irá falar sobre uma tradição do outro lado do mundo. Há alguns dias, as cerejeiras do Japão começaram a se abrir, trazendo o tempo do hanami.

Hanami é, na cultura japonesa, a contemplação das cerejeiras, cujas as flores são o símbolo do país. E como símbolo, torna esse um evento muito importante para todos os japoneses.

476

As cerejeiras, ou melhor, as sakuras costumam florescer entre o final de março e o início de maio e duram entre uma e duas semanas. Essa curta durabilidade de suas frágeis flores é comumente associada a efemeridade da vida e que devemos aproveitá-la por isso.  Os samurais respeitavam as cerejeiras por esse motivo, pois elas refletiam suas vidas e o código dos samurais (chamado de bushido). Essa metáfora poética é apenas uma das belezas do evento. A flor em si já é um espetáculo a parte.

5 9 10

Antigamente, ela era utilizada para comemorar a colheita e anunciar a estação de plantação de arroz e, por isso, as pessoas acreditavam que as árvores eram deuses e faziam oferendas. Dessa forma, festas foram organizadas para elas e assim começou a tradição. A tradição em que, no festival, as pessoas fazem piqueniques (com várias comidas típicas) nos parques com a família e amigos para admirar o desabrochar das flores.

2 8 13

As sakuras também são comparadas as mulheres, pela delicadeza e beleza, e demonstram o amor, a felicidade, a renovação e a esperança.

1 11 12

O que poucas pessoas sabem é que o hanami não se restringe só as cerejeiras, mas também inclui as ameixeiras. O hanami, na verdade, foi primeiramente realizado para as ameixeiras (chamadas ume) no período Nara, a partir de 710. Já em 794, a sakura passou a ser a flor homenageada e o hanami passou a ser dedicado a ela. Contudo, festas para as ameixeiras ainda acontecem e é mais comum entre os idosos, por serem festas mais calmas.

Onde há cerejeiras no mundo, há o hanami. E não importa se você é ou não japonês, é impossível não achar essas flores bonitas e a lição que elas trazem, preciosa. Em Nova York e em Washington, por exemplo, também existem cerejeiras e eles já podem aproveitá-las. No Brasil, as cerejeiras existem em São Paulo e parte do sul do país. No caso das nossas, elas florescem no final de julho para o início de agosto, que corresponde ao nosso inverno, pois essas flores precisam de um clima frio para sobreviver. Então para que tem cerejeiras em sua cidade essa é a época correspondente. Quando as cerejeiras florescem no Brasil, também existem festivais apropriados. E por que não fazer piqueniques em baixo dessas árvores?

Enquanto isso, curtimos as belas imagens pela internet. Afinal, é tempo de hanami!

3

Se você já foi em alguns desses festivais ou se você já viu cerejeiras, compartilhe as suas experiências conosco pelos comentários.

PS.: Fotos atuais do evento, selecionadas pelo instagram