Publicado em 21 de setembro de 2015 Eventos Dia Mundial Sem Carro

Você sabia que amanhã, 22/09, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro?

Tudo começou na França, na mesma data em 1997. A ideia se espalhou pela Europa, sendo criada mais tarde a Semana Europeia da Mobilidade, que convidava as pessoas a refletir sobre o uso excessivo de carros.

Essa medida chegou ao Brasil em 2001, adotando modelos semelhantes aos europeus, tanto da data quanto da semana, e cada cidade tem a sua programação especial.

No caso de Salvador, ocorrerá a Bicicletada Massa Crítica, que pretende reunir usuários de bicicletas em vias de maior fluxo da cidade, com o objetivo de imobilizar e impactar o maior número de pessoas e chamar a atenção para a discussão do uso excessivo de carros. Contudo, a medida toma grandes proporções ao levantar discussões ainda mais profundas, que seriam as causas e consequências desse uso: a carência de transportes públicos de qualidade na cidade, a falta de segurança nesses transportes e a falta de respeito com os ciclistas e pedestres; a emissão de gases poluentes na atmosfera e o engarrafamento. A Bicicletada ocorrerá às 17h30 e o trajeto passará pelas seguintes vias: Dique do Tororó, Av. Vasco da Gama, Av. Lucaia, Av. ACM, Av. Tancredo Neves, Av. Paralela, Av. Jorge Amado, Orla e Farol da Barra.

Já o Conselho Regional de Psicologia da Bahia trará o projeto Vaga Verde, que consiste em transformar estacionamentos em espaços de lazer e interação para pedestres, com a colocação de esteiras, almofadões e livros para troca. O projeto vigorará por todo o dia.

Assim como toda forma de protesto, essa medida gerou polêmica entre a população. Alguns vêem como uma ótima iniciativa. Outros vêem como algo que trará transtornos e não dará resultado. Porém, também como toda forma de protesto, existem aqueles que se sensibilizam com os problemas alheios e aqueles que são individualistas. Vale a reflexão.

E vocês, o que pensam sobre assunto?

Beijos,

Carolina.