Publicado em 12 de agosto de 2015 Na Rede Na rede: CLET e suas intervenções urbanas

Seguindo a linha de intervenções urbanas, hoje apresento a vocês o CLET.

Anaclet Abraham – ou Clet, como ficou conhecido – é um artista francês que vive atualmente em Florença e é conhecido por suas intervenções em placas de sinais.

clet1

As silhuetas aplicadas nos sinais são feitas com adesivos removíveis que o artista e alguns amigos aplicam à noite, mesmo com a presença de câmeras de segurança. A polícia diz que ele não tem permissão para alterar os sinais de rua, porque é um ato contra a “codice della strada” (leis de trânsito). Alguns vêem suas intervenções como um aumento a degradação de Florença. Contudo, ele traz novos ares à cidade e seu trabalho chama a atenção de quem quer que visite Florença. Além disso, não são intervenções urbanas permanentes e elas não comprometem o entendimento das placas.

clet3SONY DSC

Segundo Clet, sua intenção era ponderar sobre o nosso “espaço visual comum”. Ele queria que a mensagem das placas se tornasse mais rica, conferindo-lhe uma leitura diferenciada, intelectual e divertida.

 clet6 clet7

clet8

Suas placas se espalharam por toda a Europa e, reconhecido e polêmico, é um artista que é amado ou odiado. Pessoalmente, fiquei encantada por elas quando fui à cidade. Uma das minhas diversões foi procurar por placas diferentes enquanto caminhava, fiz uma coleção de fotos. Considerando que placas têm como função informar as pessoas, objetivo que as suas cumprem (atraindo atenção de um modo peculiar, enquanto que as comuns não) e ainda convidam à uma reflexão, acho suas intervenções válidas.

Ainda há a possibilidade de ver o seu trabalho em seu estúdio na Via Dell’Olmo 8r ou no facebook.

E vocês, o que acharam dos trabalhos dele? Desnecessários e inconsequentes ou interessantes e artísticos?

Beijos,

Carolina.