Publicado em 25 de janeiro de 2016 Cultura, Destaques Carnaval: Músicas de 2016

Quando o Carnaval se aproxima, geralmente há uma comoção sobre qual será a música escolhida para representar o Carnaval atual. Porém, mal se ouve falar sobre o assunto nesse ano, devido as fracas opções disponíveis. Indiscutivelmente, das músicas conhecidas, Metralhadora da Banda Vingadora leva a vantagem, por conseguir fazer uma música chiclete e que realmente agita as pessoas. Essa música, que está tocando em todos os cantos da cidade, é considerada ótima, pois é comparada com as opções atuais, contudo não é uma das melhores que já existiram comparando-a as de anos anteriores.

Dentre as músicas que provavelmente concorrerão ao Carnaval desse ano (pelo menos, as que as pessoas conhecem e estão sendo divulgadas pelas emissoras de rádio e televisão) são:

Banda Vingadora – Metralhadora

Já fiz um breve comentário sobre o que penso sobre essa música acima. É realmente boa… Comparada as outras.


Ivete Sangalo – O Farol

Seu clipe em 360° chamou a atenção, como a própria Ivete Sangalo normalmente o faz. Uma ideia inovadora e divertida, o clipe primeiro do ramo feito com essa tecnologia. Mas a música em si apesar de ter uma boa energia, é fraca como música carnavalesca com a função de agitar as pessoas.

Quem quiser conferir o clipe em 360°, é possível encontrá-lo em suas páginas oficiais.


Marcos & Belutti com Wesley Safadão – Aquele 1%

Um dos poucos concorrentes diretos com a Banda Vingadora, é uma música que traz uma letra bem conhecida pelas pessoas, sendo utilizada até para vários trocadilhos pela internet.


Oito7Nove4 – Eu Quero Você

A definição para essa música é: água com açúcar. Letra fofa, mas, novamente, não tem o que precisa para ser um hit de carnaval.


Babado Novo – Descidinha

Essa música tem um ritmo mais animado comparando-a a muitas já citadas, mas nem a música, nem a letra traz nenhuma novidade.


Banda Parangolé – Devagarinho

Outro possível concorrente com a Banda Vingadora, traz o velho ritmo do pagode que agrada a maior parte dos baianos. Não arriscou com relação a ritmo e letra e, talvez por seguir o pagode tradicional, seja uma música mais forte.


Psirico – Pega Pega

No clima do carnaval talvez funcione bem, mas parando para a ouvir fora da exaltação não é uma música que realmente “pega”.


Claudia Leitte feat Daddy Yankee – Corazón

Quando ouvi a música, não identifiquei a voz de Claudia Leitte. E justamente por não ter existido esse reconhecimento, estranhei a música. Ela também não traduz em nada a brasilidade, nem a baianidade. É uma música que poderia passar por uma baladinha tranquilo, mas só.


Harmonia do Samba – Daquele Jeito

O Harmonia é aquela banda que não muda (desde que eu era pequena, as músicas são nesse mesmo estilo). Algo que dá certo pra banda e para os fãs, mas não é o suficiente para ganhar como hit do carnaval.


Duas músicas realmente bacanas que não foram muito divulgadas pelas mídias (e essa é a sua única desvantagem) são as de Alinne Rosa e a do Filhos de Jorge. Elas mereciam mais as atenções! Confiram abaixo:

Alinne Rosa – Isso aqui é Salvador

Filhos de Jorge – Vai que Cola


OBS.: Não encontrei as músicas de alguns artistas/bandas, como Olodum e Afrodisíaco, para o Carnaval.

O post de hoje foi com base em um comentário feito por Manno Góes em sua página pessoal do Facebook, apresentando uma posição crítica sobre o assunto, que concordamos e achamos interessante compartilhar com nossos leitores. O que vocês acham sobre o assunto? Também gostaria de dizer que fiz uma seleção no post sobre as músicas mais ouvidas e discutidas, mas ainda existem outras que estão concorrendo. Existe alguma que vocês gostariam de ter visto por aqui? Deixem suas opiniões nos comentários!

Beijos,

Carolina.