Publicado em 10 de fevereiro de 2016 Cultura, Destaques Carnaval ao redor do mundo

Já sabemos um pouco como é o Carnaval pelo Brasil, mas como é comemorado é outros lugares do mundo? Fizemos uma lista para vocês conhecerem:

Veneza

Talvez o que primeiro venha as nossas cabeças depois do Brasil, seja o Carnaval da Itália, necessariamente o de Veneza. Conhecido pela tradição do uso de fantasias e máscaras icônicas, as pessoas entram no espírito carnavalesco e colorem as ruas e antigos palácios.


Haiti

Um dos mais interessantes, os haitianos seguem a tradição das canções satíricas, com o objetivo de protestar a respeito de algo, enquanto desfilam e dançam.


Colômbia

O Carnaval da Barranquilla é o mais conhecido da Colômbia, sendo considerado pela UNESCO “Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade”. As pessoas dançam ao som de músicas folclóricas como cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé. Já na Batalha das Flores, ponto culminante da festa, elas dançam em conjunto à carros alegóricos, de modo semelhante aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.


República Dominicana

Além dos desfiles, existe a tradição dos demônios espectadores, que assustam as pessoas que encontram pelo caminho.


Nice

Em Nice, há dois desfiles: o dos bonecos, feitos de papel machê, semelhante ao carnaval de Olinda; e o da Batalha das Flores que, do mesmo modo que ocorre na Colômbia, os carros alegóricos feitos de flores desfilam, enquanto flores são jogadas para o público.


Quebec

Como ocorre no inverno, o carnaval de Quebec, no Canadá, é diferente dos outros já mencionados. A festa é regada com concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas no gelo.


Equador

Além dos desfiles, as pessoas tem o costume de ir para as praias jogar balões de água em amigos e desconhecidos.

 


Alemanha

O país tem uma ligação muito forte com o seu folclore na região da Floresta Negra e nos Alpes, pois as histórias contadas sempre se passam nesses lugares. Por isso, as pessoas usam máscaras para se proteger ou usam fantasias ligadas aos seus mitos.

 


Nova Orleans

Essa cidade dos Estados Unidos comemora com o Mardi Gras, um evento carnavalesco que ocorre em apenas um dia. Possui como símbolos as máscaras de drama feitas em gesso, colares de conchas e a flor de lis, além das cores dourado (poder), verde (fé) e roxo (justiça). Essa festa foi trazida pelos colonizadores franceses e existe desde 1699.

 


Japão

Por estar “do outro lado do mundo” e por possuir costumes muito diferentes dos nossos, poderíamos esperar que o Carnaval no Japão seria o mais diferente de todos. Contudo, não é bem assim. O Carnaval de lá é inspirado no do Rio de Janeiro e no de São Paulo! Por lá, existe muito samba (cantado em português).


Esses são alguns carnavais que ocorrem pelo mundo! Eles possuem suas semelhanças (o que os caracteriza uma festa carnavalesca) e particularidades (o que os torna únicos), por isso são tão interessantes.

Vocês já conheciam algum desses carnavais? O que vocês acharam deles?

Beijos,

Carolina.